A maioria do mundo conhece nomes como BTS, Blackpink e até LiSA, e isso é graças à proliferação do K-pop, que cresceu muito além de suas origens na Coreia do Sul para se tornar um verdadeiro fenômeno global.
O que há no gênero pop que atrai tantos fãs de todas idades e matizes? Músicas cativantes, que nos fazem querer ouvir no volume máximo e coreografia sincronizada com valor de produção impecável, isso tudo contribui para essa fórmula de sucesso. Mas por mais treinamento que alguns desses futuros ídolos tenham, a “fórmula X de sucesso” não é algo fácil de ser fabricado.
Os números não mentem: o BTS acumulou 1,5 bilhão de visualizações no YouTube com seu hit de 2020 “Dynamite”, enquanto o sucesso de 2021 da banda, “Butter”, deslizou suavemente para o primeiro lugar, onde estacionou por oito semanas.
Ao todo, o K-pop ajudou a gerar uma enorme indústria de entretenimento de US $ 5 bilhões para a Coreia do Sul.
Então, quem será a próxima geração de estrelas da música K-Pop? Antes da convenção KCON deste fim de semana que apresentará novos nomes da música pop coreana, aqui estão 10 grupos de K-pop que já começaram a fazer seu nome.
Billlie
Anteriormente conhecido como Mystic Rookies, Billlie é o mais novo grupo feminino da Mystic Story Entertainment. Composta por sete membros – Moon Sua, Suhyeon, Haram, Tsuki, Sheon, Siyoon e Haruna – Billlie causou impacto com sua estreia no EP em novembro de 2021, “The Billage of Perception: Chapter One”. O sucesso continuou com o segundo EP, “The Collective Soul and Unconscious: Chapter One”, em fevereiro desse ano.
Cravity
Desde sua estreia em abril de 2020 com o EP “Season 1. Hideout: Remember Who We Are”, Cravity quebrou recordes e ganhou os títulos de “Super Rookies” no K-pop. Criado pela Starship Entertainment, o grupo de nove membros – Serim, Allen, Jungmo, Woobin, Wonjin, Minhee, Hyeongjun, Taeyoung e Seongmin – leva o nome de uma fusão das palavras “criatividade” e “gravidade”. Este ano teve um EP em março e mais músicas programadas para setembro.
ENHYPEN
Os sete membros do ENHYPEN – Jungwon, Heeseung, Jay, Jake, Sunghoon, Sunoo e Ni-Ki – inspiram-se diretamente no símbolo do hífen, que se relaciona com o vínculo inegável que os caras compartilham à medida que continuam crescendo.
O grupo se concretizou em um show de competição chamado “I-Land”, onde imediatamente capturou o público com seus visuais, coreografia e performance vocal. Eles lançaram seu álbum de estreia em novembro de 2020, “Border: Day One”, via Belift Lab (selo do BTS).
IVE
IVE significa “eu tenho” e serve como apelido para o grupo feminino de seis membros da Starship Entertainment – o primeiro da empresa desde ‘WJSN’ em 2016. Ao contrário da maioria dos grupos que podem contar a história de cada indivíduo crescendo juntos como uma unidade, IVE retrata um “grupo feminino completo” desde o início, dizem os membros Yujin, Gaeul, Rei, Wonyoung, Liz e Leeseo. Seu mais recente, “Love Dive”, é um sucesso nas paradas.
LE SSERAFIM
O último grupo feminino de HYBE Corporation é o LE SSERAFIM, de cinco membros, cujo nome serve como um anagrama para “I’m Fearless” ou “Eu sou destemido”. A intenção do nome é inspirar os fãs a terem o poder de ir atrás de seus sonhos, como os membros do LE SSERAFIM – Sakura, Kim Chae-won, Huh Yun-jin, Kazuha e Hong Eun-chae – fizeram ao lançar seu EP de estreia, “Destemido”, em maio de 2022. O projeto de cinco faixas foi produzido por Bang Si-Hyuk (produtor executivo do BTS e fundador da Hybe, ex-Big Hit Entertainment), e acumulou muitas vendas em maio.
NMIXX
NMIXX marca o mais recente grupo feminino da JYP Entertainment, uma das principais gravadoras de K-pop, que popularizou artistas como JY Park, Rain, Wonder Girls, 2PM e 2AM e abriga o sub-gravador SQU4D. Os sete membros do grupo – Lily, Haewon, Sullyoon, Jinni, Bae, Jiwoo e Kyujin – entraram em cena em fevereiro de 2022 com o álbum “Ad Mare”, um grande sucesso que marcou as maiores vendas de álbuns de estreia de um grupo feminino na história do K-pop, de acordo com a JYP, que também possui uma aliança contínua com a Republic Records nos EUA.
New Jeans
Também sob a bandeira da HYBE Corporation – através da gravadora independente Ador – vem o novato New Jeans. O grupo feminino tem cinco membros – Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein – cujas danças as destacaram no TikTok. Desde a estreia de sua música, “Attention”, que estreou em julho de 2022, os números da New Jeans não param de crescer. Seu álbum já acumulou mais de 2 milhões de streams, 226.000 ouvintes cumulativos e 88.000 seguidores apenas no Spotify, tornando-as um dos grupos femininos de K-pop que mais ganharam impulso este ano.
P1Harmony
Abrangendo os gêneros de hip-hop, R&B e pop, o grupo P1Harmony é mais conhecido por mostrar os talentos individuais de cada membro em cantar, dançar e atuar. Atualmente em seu segundo EP, “Disharmony: Break Out”, via FNC Entertainment, os seis homens – Keeho, Theo, Jiung, Intak, Soul e Jonseob – se apresentaram ao público global com um longa-metragem, “P1H : O Começo de um Novo Mundo.”
STAYC
STAYC é uma abreviação de ‘Star to a Young Culture’ que é o título completo do grupo feminino. Os seis membros – Sumin, Sieun, ISA, Seeun, Yoon e J – se reuniram pela Highup Entertainment e registraram sua maior música intitulada “ASAP”, que se tornou um fenômeno viral graças a uma dança do TikTok com milhões de visualizações.
TNX
TNX, abreviação de “The New Six”, é o primeiro grupo masculino a estrear pela P Nation, o selo fundado por Psy (do famoso “Gangnam Style”). Composto por seis membros – Woo Kyung Joon, Choi Tae Hun, Jang Hyun Soo, Cheon Jun Hyeok, Eun Hwi e Oh Sung Jun – o TNX também nasceu do reality show “Loud”, criada pela JYP Entertainment e P Nation. O programa contou com 75 concorrentes de diferentes países, todos competindo por uma vaga em um dos dois grupos. O TNX estreou em maio com o single “Way Up”, no topo das paradas sul-coreanas.
Via: Variety
Deixe um Comentáro