A Sato Company está prestes a lançar no Brasil, em abril deste ano, o filme PLANO 75, dirigido pela estreante Chie Hayakawa.

PLANO 75: drama de uma sociedade idosa estreia nos cinemas brasileiros

A Sato Company está prestes a lançar no Brasil, em abril deste ano, o filme PLANO 75, dirigido pela estreante Chie Hayakawa. O longa recebeu uma Menção Especial no Festival de Cannes 2022.

O filme traz uma trama futurista que aborda as ansiedades e angústias presentes na sociedade japonesa, marcada pelo fenômeno do envelhecimento.

A diretora Hayakawa e Jason Gray escreveram o roteiro que situa a história em um Japão distópico, onde implementaram uma nova lei, a Lei 75, para conter o envelhecimento populacional. Segundo essa lei, pessoas com 75 anos ou mais podem optar por uma eutanásia em troca de mil dólares para gastar antes de sua morte, ou então deixar para a família. O sucesso do programa levanta discussões para reduzir a idade do plano para 65 anos.

Além disso, a diretora explica que o filme reflete a intolerância e apatia social em relação aos idosos, evidenciando a pressão sobre eles. Hayakawa também aborda a falta de vínculos familiares na sociedade contemporânea japonesa, mostrando como isso contribui para a apatia e a falta de compaixão.

Penso que PLANO 75 diz respeito à atmosfera de intolerância com as pessoas socialmente fracas, incluindo os idosos. Não temos essa lei de verdade, mas tudo o mais retratado no filme existe, como o fato de que há tantos idosos que precisam trabalhar por causa do sistema previdenciário frágil, que eles têm dificuldade em encontrar um lugar para viver, que se sentem excluídos da sociedade e que tendem a hesitar em procurar ajuda para a previdência por sentimento de vergonha. Existe um clima de pressão sobre os idosos que faz com que se sintam inúteis. A intolerância, a apatia e a falta de sensibilização em relação à dor dos outros são as coisas mais ameaçadoras que quero retratar neste filme

explica Hayakawa

O filme recebe elogios pela abordagem distópica realista, com destaque para o elenco que inclui Chieko Baishô, Hayato Isomura, Yumi Kawai e Stefanie Arianne.

PLANO 75 será lançado nos cinemas brasileiros em 25 de abril de 2024 pela Sato Company.

Sinopse de PLANO 75

No Japão distópico, o programa governamental Plano 75 promove o sacrifício voluntário dos idosos como uma solução para o envelhecimento da população. Consequentemente, uma senhora idosa vê seus meios de sobrevivência se esgotando. Simultaneamente um vendedor pragmático do Plano 75 e uma jovem trabalhadora filipina se veem diante de decisões críticas de vida ou morte.