Dois adolescentes norte-coreanos de 16 anos foram condenados a 12 anos de trabalhos forçados por assistirem K-dramas.

Adolescentes da Coreia do Norte condenados por assistirem K-Dramas

Dois adolescentes norte-coreanos de 16 anos foram condenados a 12 anos de trabalhos forçados por assistirem K-dramas (novelas sul-coreanas), em um vídeo que se tornou viral.

A cultura podre do regime fantoche se espalhou até mesmo entre os adolescentes”, diz um narrador no vídeo em referência à Coreia do Sul. “Eles têm apenas 16 anos, mas arruinaram o seu próprio futuro.

No vídeo obtido pela BBC, os adolescentes recebem a sentença por assistir e distribuir K-dramas, considerados crime grave no país. A Coreia do Norte proíbe entretenimento sul-coreano desde 2020, punindo com prisão ou até morte.

Apesar do risco, muitos norte-coreanos arriscam suas vidas para ver o entretenimento do país vizinho. Desertores relatam casos ainda mais severos, como execução por ouvir música sul-coreana.

Um desertor norte-coreano que concordou em falar com a BBC relatou que as autoridades o forçaram a testemunhar o fuzilamento de um homem de 22 anos por ouvir música sul-coreana e compartilhá-la com seu amigo.

O regime considera os K-dramas uma ameaça, punindo severamente quem os assiste para evitar influências externas. Assistir entretenimento americano pode levar a suborno, mas as autoridades tratam K-dramas com extrema severidade.

Sobre essa diferença de punição, o desertor norte-coreano conclui: “Na Coreia do Norte, aprendemos que a Coreia do Sul vive muito pior do que nós, mas quando assistimos aos dramas sul-coreanos, é um mundo completamente diferente. Parece que as autoridades norte-coreanas estão cautelosas com isso”.