Se você é um fã de anime, assim como eu, já deve ter percebido as várias referências que os animes nos dão sobre seus costumes e cultura. Mas diferente do que muita gente pensa, nem tudo que aparece nessas animações, são realmente um costume do Japão.
Muitas coisas que são colocadas nos animes são fantasiosas e mostram o contrário do que realmente fazem ou praticam. Veja abaixo 5 exemplos de coisas que vemos nos animes e que na verdade não são reais no Japão:
Uniformes sexy
Diferente do que costumamos ver nos animes, é uma regra no Japão que as saias dos uniformes escolares das garotas sejam abaixo do joelho. Outra coisa bastante incomum e que ainda é um tabu no Japão, é mostrar a região superior do tronco como ombro, braços, seios, etc. Decotes então, nem pensar…
As crianças podem morar sozinhas no Japão
É comum em alguns animes a gente ver crianças morando sozinha, mas é claro que isso foge totalmente da realidade. No Japão, o conceito familiar é muito preservado e tradicional. Até mesmo em casos de abandono ou maus tratos, as crianças acabam indo para um orfanato e não ficam sozinhas.
Os pais levam as crianças até a escola
Não é tão comum a gente ver isso nos animes, mesmo assim, em alguns podemos ver os pais levando as crianças de carro para a escola, ou então com motoristas particulares. Isso nunca acontece no Japão!
Algumas escolas mais tradicionais proíbem os pais de levarem as crianças nas escolas e são obrigadas desde muito novas (6 anos) a irem de trem, bicicleta ou a pé. No Japão, a criança é ensinada e treinada desde cedo para conhecer o trajeto até a escola, além de decorar pontos de apoio em casas pelo caminho caso aconteça algo em que ela precise de algum auxílio.
Todo mundo no Japão gosta de anime
Essa é uma ideia que se você conhece pelo menos um pouco sobre o Japão, já deve saber que é uma baita mentira. Ainda assim, alguns animes e mangás passam a ideia de que lá, todo mundo conhece e gosta de animes.
Claro que o anime é muito mais popular lá do que em qualquer outro lugar do mundo, mas não é convencional que todos gostem de animes.
Rotina nas escolas
É muito comum a gente ver nos animes, alguns estudantes bastante rebeldes, com cabelos coloridos e muitas vezes até modernos demais para a idade.
Na verdade, no Japão, os estudantes devem seguir muitas normas impostas. Na maioria das escolas, é proibido tingir o cabelo de qualquer cor, não podem usar maquiagem, esmalte ou fazer as sobrancelhas.
O professor tem autoridade total e é muito respeitado pelos alunos, que em sua grande maioria, não se opõe a essas regras. Além disso, existe uma hierarquia dentro da escola, onde os mais novos não costumam interagir com os mais velhos, coisa que nos animes é muito comum acontecer também.
Claro que existem algumas escolas no Japão mais flexíveis e com menos regras, mas a maioria segue os costumes tradicionais.
Veja também:
Deixe um Comentáro