Nos séculos 17, 18 e boa parte do século 19, o Japão passou por um estado e isolamento imposto pelo governo, separando-os dos avanços tecnológicos que acontecia ao redor do mundo. Quando finalmente o país foi aberto à comunidade internacional, ele se esforçou para se modernizar o mais rápido possível.
Fotos do Japão tradicional é muito raro de se encontrar, por conta desse isolamento que sofreu, mais raro ainda é um filme que preserva a vista do Japão antigo. No entanto, um pequeno clipe de 50 segundos divulgado recentemente mostra uma incrível cena filmada no Japão em 1897, anos 30 da Era Meiji.
O filme acima foi gravado pelo cineasta francês e viajante Constant Girel, foi filmado em 9 de janeiro de 1897 em Tóquio. A rua onde ele montou sua câmera estava no distrito de Nihonbashi, perto do Palácio Imperial.
Tento sido feito só 30 anos após o fim da era feudal, um estrangeiro com uma câmera no meio da rua era bem incomum. É possível notar no vídeo que as pessoas que passam ficam curiosas com a cena.
Para mostrar a enorme diferença que 122 anos fizeram, veja abaixo como o mesmo local está hoje:
Nihonbashi não está muito longe da atual estação de Tóquio, onde mais de uma dúzia de linhas de trem e metrô, incluindo trens-bala Shinkansen, convergem. O vídeo de Girel aconteceu 20 anos antes da construção da estação, e ao invés de trens e carros, podemos ver pessoas andando a pé e carruagens puxadas por cavalos ou riquixas.
Girel nunca poderia imaginar que um momento comum do cotidiano filmado como lembrança de uma de suas viagens se tornaria uma relíquia tão fascinante e importante de um momento da história.
Via: soranews24
3 Comentários