A série Aoi Bungaku contém 12 episódios com histórias bem próximas de suas versões originais, com um conteúdo mais adulto e obscuro do que estamos acostumados, e com algumas cenas que podem chocar.
Aoi Bungaku é um anime que foi desenvolvido pelo Studio Madhouse em 2009, e conta com seis contos clássicos da literatura japonesa, que trazem três traços de mangakás que já são bem conhecidos pelos otakus: Takeshi Obata (Death Note), Tite Kubo (Bleach) e Takeshi Konomi (Prince of Tennis).
São 6 contos adaptados no anime, mas aqui eu vou falar um pouco sobre o primeiro:
Ningen Shikakku
A primeira história traduzida como “Desqualificado como humano”, vai do episódio 1 ao 4, e mostra a história de Yozo Oba um homem que não consegue se adaptar a sociedade. Desde o começo as coisas começam a se complicar, descobrimos que ele depende de seu pai e que tem muita vergonha da vida que leva.
Fugindo de um homem, ele conhece uma mulher que propõe que os dois cometam suicidio juntos, mas acaba morrendo sozinha. Dá pra sentir em toda a atmosfera dessa história a tristeza dos personagens, e já garanto que se você fica muito sensibilizado com esse tipo de história, cuidado na hora de assistir.
Logo no segundo episódio da pra entender que o protagonista sofreu abuso na infância, e que constantemente é repreendido pelo seu pai que tem uma alta posição e não quer que seu filho o envergonhe.
Daqui pra frente a história vai ficando cada vez mais profunda e podemos entender do ponto de vista do protagonista que ele se vê como um monstro, seu verdadeiro eu.
Yozo Oba claramente tem problemas mentais e não se sente bem desde que é criança, acho que um pouco do que essa história consegue mostrar são as consequências de não cuidar de sua saúde mental.
Como eu disse é uma história triste e pesada até de se assistir, e todos a volta do personagem parecem não perceber ou não se importar com o fato de que ele está sofrendo.
O setembro amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, mas é importante se lembrar que é preciso cuidar da saúde mental durante todo o ano!
Confira nossas indicações de anime do setembro amarelo sobre Koe no katachi e Orange.
Deixe um Comentáro