Em 20 de maio de 2021, a Sanrio Entertainment e a PwC Consulting anunciaram um projeto de pesquisa conjunto para investigar a ciência da felicidade. Eles dizem que o objetivo é “aumentar a felicidade do mundo dissecando completamente a orgulhosa cultura kawaii do Japão“. Mais especificamente, o projeto analisará como os consumidores reagem a imagens kawaii (fofas) e suas implicações para a neurobiologia.
Personagens kawaii podem parecer simples, até infantis, mas o que exatamente se passa na mente de uma consumidora tipicamente cética quando ela compra um produto da Hello Kitty?
Todos percebem os personagens kawaii e o comportamento kawaii da mesma maneira? Quais são os fatores que tornam algumas pessoas receptivas ao kawaii e outras não? Como o kawaii está relacionado à saúde do cérebro e como pode ser usado para melhorar o bem-estar das pessoas?
Os designers do projeto dizem que estão determinados a quebrar o que chamam de “o mecanismo do kawaii“, incorporando o conhecimento da ciência da felicidade e da ciência do cérebro. A equipe de pesquisa usará a ressonância magnética desenvolvida através do programa ImPACT Yamakawa do Cabinet Office para mapear a atividade do cérebro ao ver algo kawaii e compará-la com o BHQ (Quociente de Saúde do Cérebro), um índice de gerenciamento de saúde cerebral.
A ciência da felicidade se tornou um tópico de pesquisa popular nas universidades na última década. O projeto Sanrio / PwC terá como base o trabalho de figuras importantes na pesquisa da felicidade, como Ed Diener, da Universidade de Illinois, criador da “escala de satisfação com a vida”, e Takashi Maeno da Escola de Graduação em Design e Gerenciamento de Sistemas da Universidade Keio que desenvolveu uma teoria em torno dos “quatro fatores da felicidade”.
A PwC Consulting já tem experiência no que chama de “marketing da felicidade“, ajudando as empresas a atrair os consumidores e construir relacionamentos sustentáveis ao explorar sua receptividade à “felicidade”.
A Sanrio diz que tem a missão de criar e disseminar “entretenimento kawaii … maximizar o poder do kawaii, entregar gentileza e aumentar a felicidade do mundo“. Ela afirma que planeja usar as descobertas do projeto para melhorar a experiência do cliente em todos seus parques temáticos.
Os parques temáticos se tornaram populares ao permitir que os visitantes interajam com os personagens da Sanrio. Ela espera que as descobertas ajudem a “trazer ainda mais sorrisos aos clientes“.
A PwC Consulting está claramente interessada no que as empresas podem aprender com a Hello Kitty e afirma: “Gostaríamos de criar novas oportunidades de negócios, colaborando com várias empresas e organizações e incentivando a introdução de elementos kawaii em diferentes indústrias.“
Algumas das aplicações que ele prevê não são novas. O kawaii pode ser útil para quem “concebe locais para cuidados de enfermagem, creches, educação, etc, com uma sensação de segurança e intimidade“. Também está interessado em como o kawaii e o “marketing da felicidade” podem ajudar no desenvolvimento de produtos e no turismo.
A PwC acredita claramente que há lições a serem aprendidas com a Hello Kitty. Afinal, a Sanrio construiu um negócio de muito sucesso ao fazer as pessoas felizes. Muitos líderes empresariais e governos gostariam de saber como o fazem. A PwC diz que espera que o projeto de pesquisa “torne possível elucidar o mecanismo da felicidade com uma precisão ainda maior“.
A empresa também tem esperança que o projeto lhe permita abrir novos caminhos no uso do kawaii para “projetar uma visão de mundo corporativa“, “desenvolver um modelo de liderança solidário com base na fofura” e “projetar do jeito que devemos ser“.
Sobre Sanrio Entertainment
A Sanrio Entertainment foi fundada por Shintaro Tsuji como Yamanashi Silk Company em 1960 e é uma empresa japonesa que projeta, licencia e produz produtos kawaii, incluindo papelaria, material escolar, presentes e acessórios. Mais conhecida por sua criação de maior sucesso, a Hello Kitty. Em geral, a empresa é uma das marcas de marketing de maior sucesso do mundo.
Sobre PwC Consulting
Com mais de 284.000 funcionários em 155 países, a PwC Consulting é um dos maiores serviços de auditoria, impostos e consultoria do mundo. A empresa oferece serviços de consultoria abrangentes “para ajudar os clientes a resolver desafios de gestão complexos e difíceis e se tornarem mais competitivos no mercado global. O objetivo da PwC é construir confiança na sociedade e resolver questões importantes.”
O Laboratório de Tecnologia da PwC Consulting usa o BHQ (Quociente de Saúde do Cérebro) para resolver questões sociais relacionadas à mente. O Laboratório de Tecnologia da PwC está particularmente interessado na contribuição da ciência do cérebro para o bem-estar.
Via: Grape
Deixe um Comentáro