Porquê Eizouken ni wa te wo dasu na! é bom!

Eizouken ni wa te wo dasu na! saiu nesse ano e já pode ser considerado um anime de sucesso! E não apenas isso, só no Japão o mangá acumulou o número de 500.00 mil cópias, e ainda ganhou uma versão live action que terá sua estréia em setembro na terra do sol nascente.

Mas porque esse anime está sendo tão bem falado e conseguiu tanto sucesso?

E para responder essa pergunta é preciso entender não um, mas alguns pontos importantes sobre esse anime de Sumito Owara, vamos lá?

O diretor

Eizouken foi criado pelo desenhista Sumito Owara, mas quem cuidou de sua direção foi alguém famoso por trabalhos incríveis: Masaaki Yuasa. Ele é diretor de animes, faz trabalhos para tv, cinema, é roteirista e animador.

O trabalho mais conhecido atualmente é o anime “Devilman Crybaby” que está disponível na Netflix, além do mais falado durante esses dias, o filme de animação “Japan Sinks” também disponível na plataforma. 

A maioria de seus trabalhos criam discussões internet a fora, e também algumas “polêmicas”, na maioria das vezes que nos fazem pensar em situações que estão acontecendo no mundo, é interessante assistir e conversar com outras pessoas sobre as obras, visões diferentes sempre adicionam mais a discussão! 

Filme: Japão Submerso – disponível na Netflix

A Animação

“Keep your hands off: Eizouken!” gerou muitos comentários, a maioria negativos, sobre a sua animação.

Esse anime em particular tem uma animação diferente, mais parecida com o estilo de ilustração do mangá, diferente da maioria dos animes atuais que tem uma estética “parecida” uns com os outros, ele foge dessa linha e apresenta uma animação mais lúdica, e pessoalmente consegui enxergar uma leve semelhança com as obras do Studio Ghibli

A verdade é que o que é bonito para alguém pode ser feio para outra pessoa, cada um tem uma opinião, e um conceito de beleza, certo? Eu vejo que muitos animes atuais se parecem muito visualmente, e isso não é ruim! Mas é muito bom ver animes que se destaquem com um tipo de animação diferente, com personagens diferentes. 

Nem todo anime precisa ter a personagem nerd, a personagem tímida, a personagem peituda, e por aí vão os estereótipos. Não que Eizouken não tenha personagens que venham de estereótipos, mas com certeza você vai perceber como eles se diferenciam de outras obras. E por falar nos personagens isso nos leva ao nosso próximo tópico!

Representatividade

Se você ama anime e cinema como eu, já deve ter assistido alguma obra que falasse sobre machismo, racismo, mostrasse situações do dia a dia e trouxesse uma conversa sobre esses assuntos, como o filme Pantera Negra da Marvel.

O simples ato de incluir mais esses personagens em filmes, animações, animes, etc, já mostra uma grande evolução (que veio com muito esforço) que está surgindo nas indústrias. E particularmente como pessoa negra e fã de animes, me anima mais para o futuro das animações.

Tente se lembrar de personagens estrangeiros que você viu em algum anime, na maioria das vezes eles são brancos, europeus, loiros, e até mesmo quando um personagem tem um dos pais estrangeiros eles tem esse mesmo biotipo. 

Em Eizouken, nossas protagonistas são do Japão, mas mesmo assim vemos uma certa mistura de personagens, inclusive personagens negros, deixa o anime mais complexo e mostra como de certa forma o autor pensou sobre quando escreveu. E além de tudo isso preciso falar das protagonistas que fogem do estereótipo. 

Protagonistas femininas

Você já deve ter visto animes com protagonistas femininas fortes, que lutam por si, e são independentes. Então você vai amar Eizouken ni wa te wo dasu na!, dessa vez nada de espadas e lutas contra o mal, nossas protagonistas estão lutando para realizar o sonho de produzir um anime!

É muito legal ver como cada uma encara as situações do dia a dia, de um desenvolvimento de personagem até conversar com os pais sobre o futuro. Independente de ser homem ou mulher você vai se identificar com as personagens de alguma forma, cada uma tem sua peculiaridade, é apaixonada por algo diferente, gostam de anime, e tenho certeza que você vai se relacionar!

O anime tem uma temporada até agora com 12 episódios e se prepara para receber um filme, que terá sua estréia nos cinemas do Japão em Setembro!

Ele é curtinho então dá pra maratonar e ver em apenas um dia, e depois que você assistir volta aqui e comente como foi a sua experiência e o que achou do anime!