Josei (女性, “mulher“) é a definição dada aos animes e mangás voltados para as mulheres, como a própria palavra já diz. O Josei é uma espécie de “evolução” do Shoujo.
Voltado para o público adulto feminino, as histórias desse gênero focam no cotidiano da mulher, contando histórias de romance um pouco mais sérias e também mostram as emoções femininas de forma mais realista. Outra característica muito comum é a liberdade que o autor tem de colocar de forma natural algumas cenas mais sensuais e de sexo, sem que sejam consideradas pornografia.
Normalmente, nos animes e mangás Josei temos como protagonistas mulheres adultas, que já trabalham e tem maior maturidade. Além disso, os personagens têm características mais realistas e por isso, os mangás desse gênero costumam ganhar muito mais adaptações live-action, seriados, j-drama, etc, e raramente tornam-se animes.
Quando e por que surgiu o gênero de animes e mangás Josei:
O gênero Josei nasceu por volta dos anos oitenta. Nas raízes de sua origem, há Shoujo mangá e anime dos anos cinquenta e sessenta dos quais Josei é uma evolução mais madura. Provavelmente, a necessidade de criar um gênero como Josei gerou em conjunto com a onda do movimento feminista contemporâneo que buscava o direito das mulheres de ter acesso aos procedimentos de controle de natalidade. Afinal, muitas vezes se diz que as escritoras japonesas usam o mangá como um meio para “[desconstruir]” as perspectivas tradicionais sobre sexo e procriação”, e a desconstrução do ideal da dama apropriada é exatamente o que o Josei queria alcançar, no começo.
Se você gostou desse estilo de animes e mangás com histórias mais adultas, que focam no cotidiano, mas sem perder o sentimentalismo, veja abaixo alguns exemplos de animes Josei para você assistir:
Paradise Kiss
Hotaru no Hikari
Chihayafuru
Nodame Cantabile
Gokusen
Kuragehime
Honey and Clover
Usagi Drop
Veja também:
5 Comentários