De acordo com o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão, a estimativa mais recente feita por eles, revela que o número de pessoas com 65 anos ou mais no Japão subiu e já chega a marca de 36,4 milhões. Isso representa um aumento de 220.000 em relação ao ano anterior, com 15,83 milhões de homens e 20,57 milhões de mulheres. Talvez o mais surpreendente seja que o número de idosos agora, se refere a 29,1% da população total do país, que foi estimada em 125,22 milhões em 15 de setembro de 2021.
De acordo com uma pesquisa das Nações Unidas, o Japão também supera facilmente os países do mundo no que diz respeito à proporção de idosos em relação à população total. A Itália vem em segundo lugar com 23,6% e Cingapura em terceiro lugar com 23,1%.
A proporção de idosos que trabalham em relação à população total de trabalhadores no Japão também é a mais alta já registrada desde 1968, com 25,1% dos trabalhadores ativamente empregados. Esse número representa 13,6% do total da força de trabalho com 15 anos ou mais, sendo a maior porcentagem do mundo, estando até no livro dos recordes.
O governo está se esforçando para melhorar os ambientes de trabalho para os idosos que continuam trabalhando devido à crise de escassez de mão de obra no país. Em particular, as revisões da Lei de Estabilização do Emprego de Idosos, que entrou em vigor no mês de abril de 2021, passam a obrigar as empresas a aplicar esforços ativos no sentido de apoiar as oportunidades de emprego para a terceira idade até os 70 anos, incluindo formação especializada.
Com o número de idosos em geral e o número de idosos trabalhando atingindo recordes, seria interessante implementar mais campanhas na mídia com alvo nesse grupo demográfico. Seria interessante ver os idosos aparecendo mais e se sentindo mais úteis após determinada idade.
Deixe um Comentáro