Durante uma cerimônia em 2018, primeiro ministro do Japão Shigeru Ishiba apareceu vestido como Majin Buu, da icônica série Dragon Ball Z.

Foto do Primeiro-Ministro do Japão vestido de Majin Buu ressurge e viraliza na internet

No dia 1º de outubro de 2024, Shigeru Ishiba, membro do Partido Liberal Democrata, assumiu o cargo de primeiro-ministro do Japão. Embora tenha uma longa carreira na política, um momento curioso de sua trajetória voltou a chamar a atenção recentemente.

Durante uma cerimônia em 2018, Ishiba apareceu vestido como o vilão Majin Buu, da icônica série Dragon Ball Z, em uma inauguração do Museu de Figuras Kurayoshi, na prefeitura de Tottori, sua cidade natal.

Ishiba não escolheu deliberadamente a fantasia de Majin Buu, conhecida por sua forma corpulenta e rosada. Ele explicou que na ocasião foi instruído a vesti-la para o evento e não pôde recusar. Fotos e vídeos que ressurgiram recentemente destacam a enorme popularidade da franquia Dragon Ball no Japão. Além disso, o anime comemora seu 40º aniversário este ano, reforçando ainda mais seu impacto cultural.

Durante uma cerimônia em 2018, primeiro ministro do Japão Shigeru Ishiba apareceu vestido como Majin Buu, da icônica série Dragon Ball Z.

Embora Ishiba não tenha uma ligação especial com Dragon Ball, ele é fã de outra franquia japonesa muito popular: Mobile Suit Gundam, que ele admira pelo enfoque estratégico e militar. No Japão, tanto Dragon Ball quanto Gundam são referências. Dragon Ball se tornou sinônimo de anime e mangá, enquanto muitos veem Gundam como o equivalente japonês de Star Wars.

Essa não é a primeira vez que uma figura importante faz cosplay de um personagem de anime. Em outra ocasião o Governador de Aichi fez cosplay de One Piece no World Cosplay Summit e o Governador de Nagoya foi trabalhar vestido de Kirito de Sword Art Online.

Esses episódios inusitados ilustram o impacto cultural duradouro que as grandes franquias de anime e mangá têm no Japão. Além disso, são apreciadas por pessoas de diferentes esferas da sociedade, até mesmo por figuras públicas de alto escalão.