No mês passado, a Gifford Middle School, localizada no leste da Flórida, retirou o mangá Assassination Classroom (Ansatsu Kyoushitsu) de sua biblioteca depois de receber várias reclamações de grupos e do distrito escolar Elmbrook, no sudeste de Wisconsin. A justificativa para essa ação foi o conteúdo explícito impróprio para alunos, que incluía ilustrações de alunos com armas em uma sala de aula e a possibilidade de promover ódio e violência no ambiente escolar.
Essa medida tomada pela escola pode refletir a preocupação generalizada nos Estados Unidos com a posse legal de armas e os incidentes trágicos que ocorrem em escolas e outras instituições educacionais. Alguns grupos, como a organização Citizens Defending Freedom, já anunciaram que vão desafiar o mangá, com o objetivo de removê-lo das escolas de ensino médio na Flórida devido ao seu conteúdo violento. Além disso, representantes de Pender County, Carolina do Norte, descreveram o mangá como uma obra que ensina aos alunos como “matar seus professores”.
Embora muitas pessoas acreditem que o problema não está no mangá, mas nas políticas que visam acabar com a violência, especialmente através da regulamentação do mercado de armas, há preocupação de que outras obras japonesas possam enfrentar problemas semelhantes.
É importante notar que essa não é a primeira vez que um mangá enfrenta críticas nos Estados Unidos, como ocorreu com Death Note nas décadas de 2000 e 2010, quando alguns jovens começaram a escrever o nome de pessoas que desejavam “matar” em cadernos pretos, inspirados na franquia.
Fonte: ANN
Sobre Assassination Classroom
Assassination Classroom (Ansatsu Kyoushitsu) é um mangá de comédia e ação escrito e ilustrado por Yusei Matsui. A história se passa em um cenário em que a Terra foi destruída parcialmente e uma criatura com habilidades sobre-humanas, conhecida como Koro-sensei, aparece como responsável pela destruição. Koro-sensei se torna o professor da turma 3-E da Escola Secundária Kunugigaoka, um grupo de estudantes que foi designado para tentar matá-lo antes que ele destrua a Terra completamente.
O mangá é conhecido por seu humor absurdo, personagens excêntricos e combinação de gêneros. Ele aborda temas como o valor da educação, o processo de amadurecimento dos adolescentes e a natureza da violência e do conflito. A série foi bem-sucedida no Japão e no exterior.
O mangá possui uma adaptação para série anime, pelo estúdio Lerche, que estreou em 2015 e teve uma segunda temporada que estreou em 2016. Além disso, também inspirou jogos de videogame e até um filmes live-action.
Deixe um Comentáro