O baixo salário dos animadores japoneses é um problema bem conhecido na indústria da animação japonesa. O animador Ippei Ichii escreveu uma postagem sobre esse assunto em seu perfil no Twitter, informando que os animadores receberam salários baixos na produção de um anime da Netflix realizado no estúdio MAPPA (Jujutsu Kaisen, Chainsaw Man). Abaixo está sua declaração:
”Parece que o produtor de um anime do estúdio MAPPA produzido para a Netflix propôs um pagamento de 3.800 ienes (cerca de 34 dólares) por cena. O orçamento para uma série de TV varia de 3.800 a 7.000 ienes, então aceitar essa oferta significa reduzir o salário pago aos animadores. Se perguntado, acho que é melhor negociar por 15.000 ienes (cerca de 134 dólares) ou mais”.
Posteriormente, o animador esclareceu que sua reclamação não era dirigida ao estúdio MAPPA, mas à Netflix:
”Para evitar mal-entendidos, gostaria de esclarecer que meu problema tem a ver com a Netflix. Apesar de todo o capital exorbitante que possuem, é um problema que eles tenham começado a encomendar produtos a preços tão baixos. Existe a possibilidade de que os preços podem ser inferiores aos de uma série normal de TV”.
Após a publicação destas declarações, o animador freelancer Zayd comentou: ”Os 4.500 ienes usuais por cena já são bastante baixos. O que a Netflix está pensando em pagar menos do que a média”.
Em maio, um animador freelancer afirmou publicamente ter saído do MAPPA porque sentia como se estivesse trabalhando em uma fábrica, já que o trabalho costumava durar até o amanhecer.
Fonte: ANN
1 Comment