O Studio Ghibli fez história ontem ao se tornar o primeiro grupo a receber a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.

Studio Ghibli recebe a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes

O Studio Ghibli fez história ontem ao se tornar o primeiro grupo a receber a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes. Este prêmio homenageia realizadores e atores de cinema pelas suas grandes contribuições para a indústria cinematográfica, mas o diretor do festival, Thierry Frémaux, e a presidente do festival, Iris Knobloch, tomaram a decisão sem precedentes de premiar um estúdio em vez de um único criativo pela primeira vez.

Goro Miyazaki, filho do diretor e cofundador do estúdio Hayao Miyazaki, esteve presente para receber o prêmio em nome do estúdio. Ele caminhou no tapete vermelho com o vice-presidente da Ghibli, Kenichi Yoda, ao som de “Sanpo”, a música de abertura de Meu Amigo Totoro. Frémaux e Knobloch guiaram Goro até seus assentos no Grand Théâtre Lumière para a cerimônia de premiação. Geralmente calmo, Goro não conseguiu esconder sua surpresa e alegria com os aplausos de pé que recebeu ao entrar no teatro.

Goro Miyazaki e Kenichi Yoda caminham pelo tapete vermelho

Yoda parecia com os olhos marejados, e Goro fez uma série de caretas engraçadas enquanto ambos aceitavam os aplausos com uma sensação reconfortante de humildade. Depois que todos se sentaram, a cerimônia começou com Frémaux contando ao público que o prêmio havia sido oferecido ao Studio Ghibli há alguns anos, mas a homenagem teve que ser adiada devido à pandemia. Em seguida, eles presentearam o público com um vídeo de quase nove minutos que conduziu pelos filmes que Ghibli produziu nos últimos 40 anos. Ao final do vídeo, Goro subiu ao palco para receber o prêmio e disse:

Muito obrigado por me convidar aqui hoje. Gostaria de expressar agradecimentos em nome do Studio Ghibli, do Museu Ghibli e do Parque Ghibli.

Goro brincou ao perguntar se deveria falar mais e mencionou que Hayao Miyazaki e o produtor e cofundador do Studio Ghibli, Toshi Suzuki, lamentaram não poder comparecer à cerimônia, mas enviaram uma mensagem de vídeo para o público. O pequeno clipe mostrou que, se desistissem de seus empregos diários, Miyazaki e Suzuki fariam uma comédia dupla fantástica. O público respondeu calorosamente à mensagem de vídeo.

Como mencionado, mostraram quatro dos 10 curtas-metragens do estúdio, normalmente exibidos apenas no Parque Ghibli e no Museu Ghibli, como um presente de agradecimento ao Festival de Cinema de Cannes.

Studio Ghibli recebendo a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes

Ao receber o prêmio, Goro manteve o clima leve ao comentar que estava feliz por ele estar bem embalado em uma caixa, já que a estatueta do Oscar que o estúdio recebeu este ano ao ganhar o premio de Melhor Animação pelo filme O Menino e a Garça não veio com uma caixa, então tiveram que embrulhá-la em uma toalha de hotel para mantê-la segura na viagem de volta para casa.

Ele então passou a dizer mais seriamente:

Faz 40 anos que o Studio Ghibli foi fundado por Isao Takahata, Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki. Nestes 40 anos, fizemos muitos filmes, mas também construímos o Museu Ghibli e o novo Parque Ghibli. É claro que os três fundadores foram os maiores contribuintes para o estúdio, mas eu gostaria de entregar este prêmio aos muitos funcionários da equipe que trabalham para nós. E este prêmio é para todos que amam nossos filmes. Gostaríamos de expressar nossos agradecimentos a todos os fãs de Ghibli.

Antes de sair do teatro com o prêmio, ele reconheceu os 40 anos de história do estúdio, dizendo:

Vemos este prêmio como uma mensagem para continuar por mais 40 anos e esperamos fazer isso. Muito obrigado.

Assim, o Studio Ghibli é reconhecido não apenas por sua contribuição de décadas para a indústria, mas também pelo seu olhar para o futuro. Embora Miyazaki mais velho mantenha em segredo o que esse futuro implica, espera-se que o estúdio reserve um momento para se dar um merecido tapinha nas costas.

Via: SoraNews24