É comum no Japão jovens desejarem ser dubladores (seiyuu), mas uma pesquisa realizada pelo livedoor NEWS revela que a realidade é outra, pois para dubladores novatos, esse trabalho é muito difícil.
A pesquisa revela que, especialmente na televisão, a taxa de atuação varia muito de acordo com os talentos, onde o dinheiro que ganham varia muito com sua experiência. Dubladores jovens e famosos podem ganhar cerca de 15.000 ienes (aproximadamente R$ 825,00) por um emprego, enquanto talentos novos e menos famosos podem ganhar apenas 10.000 ienes (aproximadamente R$ 550,00) por trabalho. O que surpreende ainda é a alta procura pelo emprego, já que a receita obtida pelos dubladores não é tão alta quanto muitos pensam.
Os escritórios de dubladores pertencentes à Japan Hairen (Japan Actors Union) estão sujeitos ao sistema de classificação e, não importa o quão popular o dublador seja, mesmo se ele for o protagonista do anime de sucesso, eles não podem cobrar mais de 15.000 mil ienes até o terceiro ano dentro da profissão.
Nos últimos anos, tornou-se comum que jovens dubladores populares se apresentassem em algum evento ao vivo todos os finais de semana. Não apenas eventos relacionados à animação para TV, mas também jogos, rádio e eventos planejados e produzidos pelo escritório. O motivo disso ter se tornado recorrente, é que não é possível garantir renda suficiente para manter o trabalho da equipe que apoia os dubladores apenas aparecendo na animação para TV, o que a princípio, deveria ser o principal negócio.
Diz-se também que os centros de formação de dubladores são o que da suporte ao escritório de ator de voz, onde veteranos sem trabalho também podem ser instrutores. Dessa forma a profissão fica um pouco mais lucrativa. Mesmo assim, o pouco valor que é dado para esses profissionais é considerado como um problema estrutural no Japão, que ainda precisa ser resolvido.
Fonte: Otakomu Via: Livedoor NEWS
Deixe um Comentáro