Kaata Sakamoto, vice-presidente de conteúdo da Netflix Japão e Michael Smith, diretor de produtos, explicaram os detalhes da estratégia promocional da Netflix no evento “Netflix : From Asia to the World – Breaking out new movies” da TIFFCOM.
De acordo com Sakamoto, as três partes essenciais da estratégia são Conteúdo, Escolha e Conversação. A parte “Conteúdo” envolve o investimento em equipamentos de produção para criar uma programação de qualidade. Desde 2015, a Netflix investiu em mais de 50 títulos do Japão, destacando ‘The Naked Director’ como um exemplo positivo.
Ela também estabeleceu instalações de produção em mais de 100 países e territórios fora do Japão. O segredo é investir extensivamente em histórias de todo o mundo, todas com temas altamente envolventes. “Histórias com um tema universal transcenderão as fronteiras para inspirar pessoas em todos os lugares“, disse ele. E acrescentou: “Isso não vale apenas para títulos japoneses e coreanos. É por isso que a Netflix dá importância à narração autêntica de cada país“.
O componente “Conversa” é sobre como promover o envolvimento com os títulos da Netflix nas redes sociais. A ideia é que as pessoas associem a plataforma streaming a suas recomendações boca a boca para que passem mais tempo no serviço. A Netflix está criando seu primeiro site de jogos e comércio eletrônico para seus serviços, a fim de promover um maior envolvimento com a marca.
Por último, “Escolher” refere-se ao intrincado algoritmo de recomendação do serviço. Smith deu mais detalhes sobre isso: primeiro, são recomendados títulos de um gênero ou categoria semelhante ao que o usuário viu antes. De acordo com Smith, vender um título para a Netflix tem duas vantagens distintas: a primeira é que os títulos têm o potencial de receber exposição contínua muito após o lançamento, graças ao algoritmo. A segunda vantagem do algoritmo, é que ele pode evitar a necessidade de marketing específico para cada título.
Embora o serviço streaming conecte títulos com gêneros e estilos semelhantes, ele também se esforça para recomendar títulos para públicos que não foram expostos a essa categoria antes, aumentando a possibilidade de novas descobertas e explosões repentinas, como foi o caso de Round 6 (Squid Game).
Smith falou brevemente sobre o anime, descrevendo-o como “uma grande história de sucesso na Netflix“. Em 2020, mais de 120 milhões de famílias optaram por assistir a pelo menos um anime na Netflix. Dois títulos notáveis foram Nakitai Watashi wa Neko o Kaburu (Cat Love) que ficou no top 10 em mais de 30 países, e Shuumatsu no Valkyrie (Record of Ragnarok) que alcançou o top 10 em mais de 70 países. De acordo com Smith, “muitos usuários do Netflix estão descobrindo anime pela primeira vez por meio do serviço“.
Via: ANN
Deixe um Comentáro