O site Nikkei informou que o governo do Japão planeja estender o estado nacional de emergência devido ao surto de coronavírus (COVID-19). O governo realizará uma reunião de especialistas na sexta-feira para discutir uma proposta para solicitar que as pessoas fiquem em casa por mais um mês. O estado de emergência está programado para terminar em 6 de maio.
“Ainda é muito incerto se poderemos dizer ‘acabou’ em 6 de maio“, disse o primeiro-ministro japonês Shinzō Abe a parlamentares na câmara alta na quarta-feira.
A proposta pode estender o estado de emergência até o final de maio ou 7 de junho. Abe está planejando finalizar os detalhes já na segunda-feira. O transporte público e lojas essenciais, como supermercados, continuariam abertos. A população ainda poderia ir ao hospital, fazer compras necessárias e passear.
A reunião de sexta-feira discutirá como o novo coronavírus (COVID-19) está se espalhando, se a população reduziu o contato e como se encontra o sistema de saúde do Japão. Um funcionário do governo disse ao Nikkei: “Teremos dificuldade em elevar o estado de emergência a menos que possamos reduzir novas infecções para 20 ou 30 pessoas“.
O relatório observou que o coronavírus (COVID-19) ainda não diminuiu no Japão, e áreas como Tóquio estão lutando para diminuir a propagação da doença. Segundo dados compilados por Nikkei, foi constatado que o Japão tinha 13.944 casos confirmados de COVID-19 e 435 mortes até as 22:00h da quarta-feira.
O Japão declarou pela primeira vez um estado de emergência em sete prefeituras, incluindo Tóquio e Osaka, em 7 de abril e foi expandido para o resto do país em 16 de abril.
O estado de emergência dá aos governadores da província a autoridade legal para solicitar que a população fique em casa. Governadores dos principais pontos de contágio podem emitir mandatos para que as empresas fechem suas portas. Eles também podem publicar os nomes das empresas que não atendem a essas solicitações.
Via: Nikkei
Veja também:
- Dubladores de anime vivem crise financeira durante surto do coronavírus
- Eiichi Kuboyama diz que se estúdios continuarem fechados, não teremos anime em Julho
- Olimpíadas de Tóquio adiada até 2021 devido a pandemia de coronavírus
- Surto do novo Coronavírus está afetando a industria anime e grandes eventos do Japão
1 Comment