Você deve estar se perguntando: Como assim não é uma gata?
Christine R. Yano chocou o mundo quando disse em uma entrevista para o Jornal Los Angeles Times que a nossa querida “gatinha” Hello Kitty na verdade não é uma gata.
É isso mesmo!
Deixando todos de boca aberta, Yano, antropóloga responsável por uma grande exposição sobre o desenho em Los Angeles, nos EUA jogou essa “bomba” durante a entrevista.
“Ela não é uma gata. Ela nunca foi retratada em quatro patas. Ela anda e senta como uma criatura de duas pernas. Ela até tem um gato de estimação.“
Christine R. Yano
Durante a entrevista, ela ainda ressaltou que a própria empresa criadora de Hello Kitty a alertou sobre Kitty ser uma menina britânica.
Vamos considerar, que se tratando de um desenho, tudo é relativamente aceitável. Objetos e animais falam e andam com total naturalidade. Humanos e crianças tem inúmeras formas e aparências. Mas a Hello Kitty, tem orelhas de gato, bigodes de gato e total aparência de gato.
Mas a história não acabou assim…
Como toda notícia tem dois lados, em uma outra entrevista, feita por telefone pela RocketNews, a Sanrio lançou a seguinte frase:
“Nunca disse que ela era um ser humano“.
Representante Sanrio
O representante PR calmamente explicou que Hello Kitty é uma 化擬人( gijinka ), uma personificação ou antropomorfização¹. Basicamente como Mickey Mouse. Ninguém confundiria o personagem da Disney com um ser humano, mas ao mesmo tempo ele não é bem um rato. Assim como Hello Kitty não é um ser humano, ela não é bem um gato também.
Agora fica a critério dos fãs imaginar que “serzinho” seria a fofa Hello Kitty.
1. É a qualidade de dar uma atitude, ações e qualidades características de seres humanos a elementos da natureza, em geral a animais.
1 Comment