O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, declarou um novo estado de emergência nas prefeituras de Tóquio, Osaka, Kyoto e Hyogo nessa sexta-feira, depois que o painel de especialistas do governo aprovou um plano no início do dia. O novo estado de emergência vai durar de domingo, 25 de abril, a terça-feira, 11 de maio (a menos que seja estendido ainda mais). O governo também está implementando contramedidas mais rígidas na prefeitura de Ehime.
A “Subcomissão de Contramedidas Básicas” do governo, formada por especialistas em doenças infecciosas, foi realizada na manhã do dia 23 com a presença do ministro Nishimura e outros responsáveis pela revitalização econômica. Nela foi decidida que o novo estado de emergência terá as seguintes restrições:
- Governo vai pedir que estabelecimentos que oferecem bebidas alcoólicas ou karaokê fechem
- O governo vai pedir a outros restaurantes que fechem antes das 20h todos os dias
- O governo pedirá o fechamento de instalações comerciais com mais de 1.000 metros quadrados (cerca de 10.800 pés quadrados) (exceto aquelas que oferecem itens essenciais para o dia)
- O governo vai pedir aos organizadores dos eventos que não tenham audiência presencial
- Os serviços de transporte de massa terminam mais cedo nos dias de semana e funcionam com menos frequência durante os fins de semana e feriados
- O governo pedirá às pessoas que evitem passeios não essenciais ou viagens entre prefeituras.
As infecções de COVID-19 estão aumentando em dois dos principais centros urbanos do Japão, onde as variantes mais contagiosas estão se espalhando. A província de Osaka teve o maior número de infecções diárias no país na quinta-feira, com mais de 1.100 novos casos. A contagem já ultrapassou 1.000 por 3 dias consecutivos. E em Tóquio, as autoridades relataram 861 novos casos na quinta-feira, a maior contagem diária desde que o segundo estado de emergência foi suspenso.
O novo estado de emergência visa reduzir significativamente o número de pessoas nas ruas durante os feriados da “Golden Week” que se aproxima. (A série de feriados da Golden Week deste ano vai de 29 de abril a 5 de maio, embora muitas pessoas tirem toda a semana de trabalho antes ou depois dos feriados oficiais). O governador de Tóquio, Yuriko Koike, relatou que a metrópole está investigando se deve pedir que as instalações desliguem luzes (excluindo postes) depois das 20h, para incentivar as pessoas a voltar para casa em vez de “vadiar” durante a noite.
O Japão iniciou seu plano de vacinação contra COVID-19 em 17 de fevereiro de 2021, priorizando trabalhadores médicos. A segunda fase do plano teve início no dia 12 de abril de 2021 para idosos.
Via: NHK
3 Comentários