Os mangás são elementos cruciais do arsenal de qualquer fã de animes. A maioria dos títulos que gostamos de assistir começam com o mangá, que geralmente possui menos conteúdo cortado e capítulos com a história muito mais à frente que o anime. Além disso, temos diversos exemplos de animes que nunca foram continuados, enquanto o mangá terminou a história, como é o caso do ReLife.
Mas o grande desafio da fã brasileira de mangás é que nem todos chegam oficialmente ao nosso país, principalmente de gêneros mais específicos ou títulos mais antigos. Além disso, precisamos ser seletivos com o preço, espaço e armazenamento dessas coleções. Mas e se pudéssemos ler mangás em alta qualidade na tela do celular, com backup automático, notificação de novos capítulos, tradução e sincronização? Podemos! Com alguns aplicativos para Android, confira!
Uma dica legal para todos esses apps, principalmente os que oferecem o recurso de download automático de fontes como a MangaFox, é acompanhar o app com uma VPN para Android, a VPN ajuda a manter a velocidade de download, impede que a operadora saiba que está baixando o conteúdo, e evita os limites diários de download dos sites.
O melhor app de mangá para Android:
Tachiyomi
Quando falamos de leitura de mangás no Android, não existe aplicativo melhor que o Tachiyomi. O leitor tem interface bonita e simples, e conta com todos os recursos que você espera de um bom app de mangás: categorias, busca, backup, modo noturno, suporte para orientação vertical de webtoons, notificações de novos capítulos, downloads, e ainda por cima
conta com recursos avançados, como sincronização com o MyAnimeList e melhoria da qualidade de imagem.
A grande vantagem do Tachiyomi é que cada fonte de mangá é adicionada como uma extensão instalada dentro do aplicativo, e diversas estão disponíveis com o idioma Português.
Isso permite que o Tachiyomi acesse um catálogo quase infinito de mangás, desde fontes oficiais até traduções feitas por fãs. A única desvantagem do app é que ele não pode ser encontrado na loja Google Play, assim, é preciso baixar e instalar o APK em seu aparelho.
Crunchyroll Manga
O Crunchyroll Manga é o aplicativo oficial da plataforma de streaming de animes Crunchyroll, mas dedicado aos mangás. O app usa a mesma assinatura e conta que o Crunchyroll tradicional, mas oferece a leitura de mangás licenciados oficialmente para
distribuição no Brasil.
A grande desvantagem do app é o catálogo extremamente limitado, e a demora para oferecer atualizações para novos tamanhos e resoluções de tela no Android. Mas a vantagem é a sincronização com sua conta Crunchyroll e a remuneração dos autores de mangá.
Google Play Books
A Google investiu pesado em adaptar seu ecossistema para o público brasileiro, fortalecendo sua suíte de serviços que acompanham o Android. Entre esses serviços, a loja de ebooks Google Play Books já vem instalada em diversos aparelhos, e pode ser rapidamente encontrada na Play Store se necessário.
E a surpresa é que podemos encontrar diversos mangás à venda por preços acessíveis, com alta qualidade de escaneamento, e suporte oficial das editoras. Outra grande vantagem de comprar pela Play Books é que é possível usar seus créditos da Google Play, ou seja, é possível comprar mangás usando cartões de vale-presente ou até mesmo ganhar créditos de graça com o Google Opinion Rewards.
Todo o conteúdo comprado na loja fica disponível em sua conta, e pode até ser compartilhado com a família caso o plano familiar esteja habilitado em sua conta Google.
Existem diversas outras vantagens da leitura de mangás no Android: as telas OLED dos celulares atuais criam um efeito de “tinta e papel” que é extremamente bonito para mangás, e opções como o filtro de luz azul garantem que a leitura não atrapalhe o sono. Além disso, quem é fã de verdade vai adorar a ideia de levar sua coleção inteira de mangás no bolso. Gostou?
Confira também o anime de Girl’s Frontline baseado no jogo para Android.
Deixe um Comentáro