Bem-Vindos de Novo é um documentário que aborda temas como relações humanas, imigração, laços familiares e a passagem do tempo. Dirigido por Marcos Yoshi, o filme acompanha a família do próprio diretor, que se reencontra após 13 anos separados devido ao trabalho dos pais no Japão.
Yoshi iniciou o projeto em 2015 e ao longo dos anos filmou sua família, além de resgatar vídeos de sua infância e adolescência. O documentário busca contrapor o passado e o presente, retratando as relações humanas dentro de sua família e mostrando todas as mudanças e permanências ao longo do tempo.
Apesar de explorar bastante o convívio familiar, o tema principal do filme se mantém na imigração, conhecida no Japão como dekassegui, termo formado pela união dos verbetes na língua japonesa 出る (deru, sair) e 稼ぐ (kasegu, para trabalhar, ganhar dinheiro trabalhando), tendo como significado literário “trabalhando distante de casa“.
O dekassegui é bastante abordado em Bem-Vindos de Novo, e enfatiza especialmente a separação familiar causada pelo deslocamento e todas as consequências que essa distância causa.
No início, Yoshi teve um pouco de dificuldade para fazer as filmagens, pois seus pais estranharam a situação. Apesar disso, eles colaboraram com o projeto, movidos por uma mistura de confiança e um desejo de ajudar na realização profissional do filho.
Ao colocar sua família em cena, o cineasta passou por um processo de descoberta e aceitação, questionando-se se o filme não acabaria expondo demais o sofrimento familiar. No entanto, ele percebeu que o documentário poderia ser um espaço de acolhimento para essas dores, um lugar onde o fracasso pudesse ser aceito e ressignificado.
Além da questão imigratória e todas suas consequências, Bem-Vindos de Novo também aborda o tema do acolhimento e da compreensão mútua, sem ignorar as dores e traumas do passado. O diretor relaciona a dinâmica familiar com as inúmeras divergências atuais no Brasil, destacando a importância de reconhecer e entender as diversas perspectivas presentes na sociedade.
O longa é uma obra cinematográfica cativante que convida o espectador a uma jornada emocional e reflexiva. Por meio de sua sinceridade, empatia e mensagem universal de acolhimento, o documentário nos convida a repensar as relações familiares, a imigração e os desafios que enfrentamos como sociedade.
Bem-Vindos de Novo estreia no cinema nesta quinta-feira, dia 15 de junho, nas cidades de Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A confirmar: Goiânia e Recife
Sinopse de Bem-Vindos de Novo
Na virada do milênio, os descendentes de japoneses Yayoko e Roberto Yoshisaki foram tentar uma vida melhor no Japão enquanto seus três filhos ficaram no Brasil com os avós. O casal retorna 13 anos depois e a família passa por uma complexa reconstrução afetiva, documentada pelo filho Marcos Yoshi. A história de uma família dividida entre a necessidade de garantir o sustento e o desejo de permanecerem juntas.
Deixe um Comentáro